terça-feira, 13 de julho de 2010

Atividade 1 – Unidade 3: Conhecendo repositórios de material digital


1.Visite o portal do professor em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/
2.Vá ao link “Recursos Educacionais”. Escolha as categorias que mais interessam a você (Nível de ensino, Componente curricular etc). Escolha alguns vídeos e animações para assistir, escute alguns dos arquivos de áudio.
3.Crie um documento no editor de textos. Coloque como título “Produtos e Objetos do Portal do professor”. Salve em sua pasta de trabalho com: seunome-ativ1-unid3.4.Anote no documento o título de cada produto de que gostar e coloque junto o endereço da página e um comentário seu. Isso servirá para trocar com seus colegas. Esse documento deverá constar de seu portfólio. Veja que este é um hiperdocumento, mas nem vamos mais fazer referência a isso: muitos serão assim daqui por diante. Eu, por exemplo, gostei da entrevista e do poema do escritor e professor Cesar Magalhães Borges que encontrei nos arquivos de áudio do Portal do Professor. Na curta entrevista ele fala sobre como vê a combinação entre música e poesia. O poema “Mosca”, de sua autoria e declamado por ele, é interessantíssimo. Este arquivo eu encontrei na página
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/resourceView.action?resourceld=9893
Eu já coloquei meu comentário lá. Coloque você também os seus comentários para as peças que encontrar e gostar. Coloque não só no Portal do Professor como no texto que está produzindo. Quer saber qual foi o meu comentário? Avalio que o poema “Mosca” como dito (declamado) pelo autor na gravação pode ser uma forma interessante e divertida para provocar alunas e alunos a trabalharem com onomatopéias em seus textos. É um belo exemplo da riqueza comunicacional que há na poesia falada. Parece-me mais adequado para ser trabalhado com estudantes do segundo segmento do ensino fundamental ou do ensino médio.
5.Explorando o que há na escola. Depois de conhecer o que há no portal do professor, sugerimos que explore um pouco do que já está na sua escola. Há três conjuntos de materiais que estão em cada computador que esteja com o Linux Educacional: Domínio Público, Vídeos da TV Escola e Rived. Nesta atividade vamos explorar um pouco os vídeos da TV Escola.
6.Passeie pela lista de vídeos, escolha alguns para assistir. Registre em seu documento os vídeos que você imagina que possam ser úteis para alguém em sua escola. Você vai usar isso logo a seguir quando for trabalhar com seus colegas.
7.Salve seu registro na pasta de documentos que você tem em sua escola e, a seguir, publique na Biblioteca - Material do Aluno, no tema Atividade 1 e subtema "Avaliações de produtos multimídia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário