terça-feira, 6 de julho de 2010

Atividade 3 - Unidade 4: Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo


Novas tecnologias surgem a todo o momento e nos deixam com a sensação de que estamos sempre a recomeçar. Rever nossos conceitos e práticas significa recontextualizar o que construímos em outras situações, isto é, ressignificar o que já possuía algum significado anteriormente construído ou tomar consciência de hábitos automatizados sobre os quais deixamos de refletir. Afinal, somos seres inconclusos e em constante processo de aprendizagem.
Vale aqui lembrar o que Paulinho da Viola traz em música:
"A toda hora rola uma estória
Que é preciso estar atento
A todo instante rola um movimento
Que muda o rumo dos ventos"Com essa idéia de mudança, trazemos o que Paulo Freire deixou registrado em inúmeras palestras: “Há necessidade de sermos homens e mulheres de nosso tempo que empregam todos os recursos disponíveis para dar o grande salto que nossa educação está a exigir"
Diante das idéias de Freire de revalorização da escola e exortação à mudança, das experiências analisadas nas atividades anteriores e de artigos que trazem importantes referências teóricas sobre o tema Currículo, projetos e tecnologias, vamos pensar sobre as seguintes questões:
_ O que é currículo?
_ Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
_ Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
_ Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?
Para nos ajudar a responder estas questões articulando a prática analisada com a teoria, vamos efetuar a leitura dos seguintes artigos:
- ALMEIDA, M. E. B. e PRADO, M. E. B. B. Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo. Brasília, Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância – SEED/MEC, 2008. (Livro pág.183)
- PRADO, M. E. B. B. Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações In: Moran, J. M.e ALMEIDA, M. E. B. Integração de tecnologias na educação. Brasília, DF: SEED/MEC, 2005. Versão online disponível em:
http://www.tvebrasil.com.br/salto (Livro pág.187)Orientação didática:1. Ler os artigos citados acima e disponíveis no Guia do Cursista e CD do curso.
2. Apontar as idéias principais.
3. Responder as questões acima.
4. Registrar suas respostas com o uso de editor de texto e salvar o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo-lhe um nome que facilite sua identificação da seguinte forma: seunome-ativ7-unid4
5. Postar este arquivo na  Biblioteca, em Material do Aluno, tema Atividade 3 - subtema “Conceitos_Curriculo e TIC”.6. Ler e comentar as respostas de pelo menos dois colegas no Fórum “Conceitos Currículo e TIC”

Nenhum comentário:

Postar um comentário