terça-feira, 13 de julho de 2010

Atividade 2 – Unidade 2 - Criando um portfólio em hipertexto, o seu hiper-portfólio


Você vai criar um documento (uma pagina), onde vai registrar ao longo do curso, as atividades que fez, as coisas que descobrir e inventar.
Nela você vai colocar um comentário sobre cada atividade, sobre cada coisa que produzir e colocará links para essas coisas. Essa proposta visa a que você aprenda a fazer um hipertexto que reúna o que você já produziu neste curso até agora. Esse documento deve continuar a ser utilizado por você ao longo dos estudos, inserindo pequenos textos com comentários sobre a sua produção e com links para cada novo
 trabalho produzido.
Poderá também incluir comentários e links para objetos digitais, blogs, sites e outros recursos que encontrar e cujo uso em educação lhe pareça interessante. Assim  enriquecido, ao longo de todo o curso, esta coleção de documentos será o seu portfólio, um conjunto de documentos que retrata a sua trajetória, o que aprendeu, as reflexões mais importantes e um pouco de como aprendeu, como se deram as
descobertas etc.
Seu portfólio (arquivo) será publica na Biblioteca - Material Aluno – Tema/Atividade 2 – Subtema/Portfólio em Hipertexto.Para isso, você vai contar com um programa que, a esta altura, já é um quase “velho conhecido” seu, o editor de textos.
Vamos à atividade? Então, mãos à obra. Ou seria... dedos à obra?! Ou... cabeça e dedos à obra?!. Ou ainda cabeça, dedos, mouse, teclados, programas....Ufa! É, vamos precisar contar com alguns parceiros não humanos nessa tarefa. Tomara que eles funcionem direitinho para que não se tornem adversários em lugar
de parceiros. Vamos às orientações sobre a atividade para aprender a dominá-los e garantir que funcionem,
a cada vez mais, conforme nossos desejos e necessidades.

Orientações para a atividade
  1. Abrir o BrOffice.org Writer ou o Microsoft Office Word.
  2. No título escreva seu nome. (Ex: Portfólio de.....)
  3. Em seguida registre o percurso que você já realizou até agora. (Ex. Na Unidade 1 participei das atividades mas para realizá-las foi necessário ler e assistir vídeo como o do Prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia, nele pude....), continue expondo sua participação e construindo hiperlink.
  4. Selecionar uma palavra ou expressão que será seu link
  5. Abrir o menu Inserir e lá escolha o item Hiperlink (veja ilustração 3)
 


 Ilustração 3


 





6. Abre-se uma tela como a da ilustração 4


Ilustração 4






7. clicar em Documento como mostra a seta da ilustração 5 (seta1) e, em seguida no botão que mostra uma pasta, para navegar à procura de seu documento.


Ilustração 5








8. Escolher o seu documento e, em seguida clicar sobre os botões "aplicar" e, depois, "fechar".
9. Agora a expressão que você havia selecionado, deve aparecer sublinhada e em cor azul. Isso indica que ela é um hiperlink para outro documento.
10. Salve seu documento para não perder seu conteúdo (ilustração 6)








Ilustração 6



11. Prossiga conectando sua página a todos os documento que você produziu no curso seguindo os passos explicados acima.
12. Se há alguma pagina que você visitou e gostou, pode colocar um link também. Escreva um titulo para o tópico com o assunto da página, digite um pequeno texto informando porque avalia que esta é uma página interessante de ser visitada e coloque, a seguir, o endereço da pagina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário