terça-feira, 6 de julho de 2010

Atividade 2 – Unidade 3: Planejando uma atividade usando mídias digitais



1. A primeira tarefa será montar os grupos de trabalho (duplas ou trios). Sugerimos que formem os grupos entre professores que tenham a oportunidade se encontrar com freqüência e que tenham interesses similares. Reunir o maior número possível de colegas e eleger os temas sobre os quais gostariam de trabalhar é uma forma interessante de eleger as duplas.
2. Escolhida a dupla ou trio, voltem a mostrar uns para os outros as apresentações que fizeram na atividade anterior. Incorporem, na medida do possível, as sugestões que tenham sido trazidas pelos colegas quando a atividade foi discutida em grupo.
3.Elejam uma das atividades para ser planejada em maior detalhe e ser desenvolvida com os alunos. Pode também escolher criar uma inteiramente nova em decorrência das trocas havidas com os colegas, ótimo.
O importante é que seja uma atividade que seja factível com os recursos de que vocês dispõem na escola. Para planejar esta atividade podem e devem usar todos os recursos a que têm acesso como, por exemplo:
_ usar e adaptar atividades que já tenham experimentado antes e que, com o uso da tecnologia possam ser melhoradas;
_ pedir ajuda a colegas com sugestões de atividades que possam ser úteis a outros grupos,
_ pesquisar no Portal do Professor e no Porta Curtas por atividades já desenvolvidas e experimentadas por outros;
- pesquisar na Internet e procurar por atividades desenvolvidas em outras escolas.
Lembrete: O que buscamos aqui não é que sejam capazes de desenvolver tudo, sozinhos, desde o zero, mas que sejam capazes de planejar uma atividade, criticá-la com ajuda de colegas para aperfeiçoá-la, em seguida, experimentá-la com seus alunos, avaliar o seu desenvolvimento para aprimorá-la e, por fim, publicar a experiência para que outros possam lançar mão da criação de vocês.
4. Descrevam a atividade com tanto detalhe quanto possível, coloquem essa descrição em detalhe em um texto no BrOffice.org writer, salvem em suas pastas e, depois, publiquem na área de troca , Biblioteca>Material do Aluno, tema Atividade 2 e subtema “Planejando uma atividade” para que seja acessível a seus colegas. Preparem, a partir dele, uma apresentação no Impress para ser utilizada como suporte à apresentação de vocês no encontro presencial.
5.Em seguida os grupos vão analisar o trabalho de uma outra dupla.
6.De posse dos comentários dos colegas, os grupos devem dar uma forma final ao que planejaram.
7.Este trabalho será levado para o encontro presencial para ser discutido por todos, ser aperfeiçoado em coletivo e, finalmente, ser experimentado concretamente com seus alunos na semana seguinte. O grupo deve, portanto, publicar o trabalho na área comum:
Se fazem o curso usando a plataforma e-Proinfo, no ambiente de troca; se fazem o curso sem acesso à Internet, no ambiente de troca definido pelo professor-formador no início do curso.
8. Não se esqueça de incluir na sua página inicial do portfólio (criado na unidade 2) uma referência a este planejamento e um link para ele. Lembre-se, cada coisa nova que produzir deverá ter referência no portfólio. É a partir dele que o professor-formador poderá acompanhar seu trabalho e fazer suas avaliações para poder auxiliá-lo em sua caminhada.

Execução da atividade planejada (Atividade 2)
Cursista, essas orientações são idênticas às que estão na unidade 2. Estão repetidas aqui para reforçar a idéia e para simplificar a leitura e o desenvolvimento e acompanhamento da atividade.
Esta é uma atividade para os alunos mas é também uma atividade para estudo por vocês, professores. Portanto, é importante acompanhá-la de forma cuidadosa para que possam todos aprender com ela tudo o que ela tem para ensinar, tanto a professores como a alunos.
Nesse sentido, nossa sugestão é que ela seja realizada com todo o grupo de professores que a planejou em sala de aula. Se quiserem e puderem ter ainda outros colegas em sala acompanhando para contribuir com suas observações, melhor ainda.
O professor da turma conduz a atividade enquanto o outro professor da dupla (ou os outros professores do trio) devem estar em sala como observadores, anotando como a atividade se desenvolve, como é recebida pelos alunos, como é conduzida pelo colega, como os equipamentos e programas se comportam etc
Reflita:
Equipamentos mal comportados são um problema porque em vez de ficarem eles de castigo, deixam a nós de castigo. Por vezes eles funcionam mal mesmo, outras o mal comportamento deles é só uma questão de comunicação, de sabermos dar as ordens corretas, apertar os botões necessários e na ordem em que eles entendem.
Como é com os alunos, você os põe de castigo quando não fazem o que você deseja?
Quando será que é possível entender “alunos que não funcionam como previsto” como um problema de comunicação? Só para pensar um pouco.
Cuidados do professor observador: ele é um observador ativo, que precisa ver e compreender tanto quanto possível o que ocorre com toda a turma e com cada aluno. Espera-se portanto, que caminhe pela sala para observar de perto como participa da atividade cada grupo de alunos, que dificuldades apresentam, que descobertas fazem etc. Eu prefiro fazer isso com uma prancheta na mão e andando pela sala. Cada um de vocês vai encontrar a forma que parece mais adequada para si.
Outra sugestão que pode ajudar é ter na mão uma folha de papel com os nomes dos alunos (organizados em suas duplas ou trios) com espaço ao lado para poder anotar com
agilidade algum processo ou intervenção dignos de nota de uma dupla ou de um aluno. Tenha também algumas folhas em branco. Eu, quando faço isso, costumo precisar de muito papel, são muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo em sala.
Saiba mais:
Se quiser saber um pouco sobre como a teoria de pesquisa trata isso, procure na Internet os temas “Pesquisa participativa” e “pesquisação”. Em poucas palavras (e, por isso mesmo, para lá de impreciso) poderíamos dizer que são duas modalidades de pesquisa em que o pesquisador tem participação ativa no campo de pesquisa e interage com o ente que é objeto da pesquisa.
Se puderem tirar fotos para registrar com imagens, elas podem ser muito úteis depois
para ajudar a analisar o que aconteceu.
Pontos que podem ser observados e anotados.
_ Como os alunos se envolvem?
_ Os alunos conseguiram compreender o foco e a proposta da atividade? A forma de apresentá-la foi clara para este grupo de alunos?
_ O que conseguem fazer e perceber?
_ Quais as dúvidas e dificuldades mais recorrentes?
_ Que coisas chegaram a descobrir e a fazer que não estavam previstas?
_ De que forma se relacionam as duplas internamente? Mais disputam o uso da máquina ou mais colaboram para o andamento do trabalho?
_ As duplas colaboram umas com as outras? De que forma? Ensinam, tiram dúvidas ou perguntam umas às outras?
_ Em quais duplas de alunos os objetivos planejados formam atingidos? Em quais não foram? Qual a proporção?
_ Que aprendizagens não previstas ocorreram com muitos alunos?
_ Que aprendizagens, descobertas ou criações especialmente interessantes e não previstas ocorreram com algum ou alguns poucos alunos?
_ Como foi a condução da atividade pelo professor. Foi muito diretiva ou permitiu que a condução e o ritmo da ação fossem dados pelos alunos?
_ Os equipamentos, funcionaram a contento?
_ Os programas, funcionaram a contento?
Depois de encerrada a atividade, os professores da dupla devem reunir-se em algum momento para analisar o que foi anotado, avaliar os ganhos que resultaram para a turma como um todo e para cada aluno em particular. Quanto mais cedo isso ocorrer, mais vivos estarão na memória os fatos ocorridos. Alguns pontos que podem ser analisados e avaliados além dos que foram anotados em sala.
Ø  A turma como um todo, recebeu bem a proposta da atividade?
Ø  A proposta envolveu e animou os alunos? Todos ou só alguns? Ou a nenhum?
Ø  O que envolveu os alunos foi a atividade em si ou o uso do laboratório de informática foi mais importante neste quesito?
Ø  Há alguma outra organização do grupo que possa fazer o trabalho acontecer de forma mais adequada do que a forma que ocorreu?
Ø  Há alguma preparação do grupo de alunos que possa contribuir para o trabalho acontecer de forma mais adequada e interessante?
Ø  Vocês ficaram satisfeitos com a atividade?
Ø  Que coisas puderam perceber quanto à forma de aprender de seus alunos?
Ø  Esta atividade pode ser adaptada para outros contextos, para outras séries ou outras disciplinas? De que forma?
Ø  Pode envolver mais de uma disciplina? A atividade seria mais interessante se envolvesse professores de outras disciplinas?
Ø  O desenvolvimento da atividade e a forma como aconteceu com seus alunos sugere algum desdobramento, alguma outra ação que decorra dela e possa ampliar seus ganhos?
Ø  A partir do que foi anotado em sala, seria possível criar uma ficha de acompanhamento da atividade que possa ser preenchida pelos alunos ainda durante a atividade e que reflita o seu processo ao longo dela?
Objetivos muito claros para cada tópico que esperam que os alunos abordem pode ajudar nisso. Na medida em que eles fazem o registro do que aprendem e dos objetivos que atingem, tomam consciência de seu processo de aprendizagem e podem ser mais senhores de seu caminhar.
Depois de feito o registro da atividade ele deve ser salvo na área de cada um dos
professores e na área de compartilhamento local para que outros professores do curso e da escola tenham acesso à ele.
Em seguida, se vocês têm acesso à Internet, e avaliam que a atividade está pronta para
ser compartilhada com muitos, este registro deve ser colocado no Blog e no Portal do Professor
Para que a descrição da atividade criada por vocês seja encontrada por quem possa ter
interesse por ela, é importante que ela esteja classificada e suas possibilidades de uso bem descritas. Anote junto a ela as seguintes características:
- Qual ou quais são os objetivos de aprendizagem?
- Em que séries pode ser realizada?
- Qual o conteúdo de que trata?
- É adequada para alguma ou algumas disciplinas em particular? Quais?
- Quais recursos necessita (podem ser, por exemplo, computadores, internet, programas de computador, câmera fotográfica, ambiente de edição cooperativa, correio eletrônico...)
- Que competências, saberes e capacidades precisam ter o professor? E os alunos?
Idéias para a continuação da unidade
Atividades que podem ser realizadas nas 3ª e 4ª semanas.
Avalio que o foco central destas duas semanas é realizar e analisar a atividade que será realizada com as turmas. Ainda assim, podemos fazer algumas outras sugestões de atividades.
Criar uma apresentação hipermídia com links internos etc.
Fazer uma animação usando o Impress: se usarem só texto com transição automática de slides com tempo de 0s, consegue-se uma boa animação. Imagens muito pequenas já fazem a animação “picotar”.
Propor uma atividade de intervenção em imagens. O editor de imagens que traz o Linux Educacional é BrOffice.org Draw, similar ao Corel Draw (trabalha com imagem vetorial).
Pode-se sugerir que usem esse programa para fazer intervenções em imagens que consigam com outros meios.
Se na escola houver webcam ou se tiverem câmera fotográfica digital podem trabalhar com animação quadro a quadro. Podem também fazer “carógrafos” (tabela com nomes e fotos dos alunos). Para isso podem usar o Impress  mas será mais interessante se usarem um programa para isso. O MUAN está disponível.
Se conseguirem câmera fotográfica digital (de celular funciona) podem trabalhar com
registro do que é o entorno da escola e que intervenções podem ser feitas pela escola, pela comunidade e quais podem ser documentadas e demandadas do poder público local.  

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