terça-feira, 13 de julho de 2010

Atividade 3 – Unidade 2 - Planejando uma atividade com hipertexto ou Internet.


1. A primeira tarefa será montar os grupos de trabalho (duplas ou trios). Sugiro que formem os grupos entre professores que tenham oportunidade de encontrar-se com freqüência e que tenham interesses similares. Reunir o maior número possível de colegas e eleger os temas sobre os quais gostariam de trabalhar é uma forma interessante de formar as duplas (ou trios).
2. Escolhida a dupla, planejar uma atividade para ser desenvolvida com os alunos em que se usem alguns dos recursos de que tratamos. Alguns exemplos de atividades podem ser:
- criação de páginas pessoais com links para coisas que tenham interesse na internet;
- navegação e pesquisa na internet;
- criação de um hipertexto coletivo formado por pequenas histórias intercaladas, produzidas por duplas ou trios de estudantes.
Se algumas das duplas ou trios de cursistas for formada por gestores da escola, pode-se planejar uma atividade relativa à gestão. Alguns exemplos podem ser:
- criar e publicar na rede interna um documento hipertextual listando os recursos de tecnologia de que dispõe a escola. Junto a cada equipamento pode haver um link para uma página que informe os recursos de que dispõe o equipamento, o que é necessário para usá-lo (reservar, por exemplo) como aprender a usá-lo, quem sabe usar e pode ensinar etc.;
- criar uma página que liste professores e funcionários da escola  e sua função e estimule cada um a criar uma página sua para ser vinculada (ter hiperlink) a essa. Sua dupla ou trio já pode começar inserindo links para as páginas dos professores que estejam fazendo o curso e já fizeram um texto com sua apresentação.
O importante é que seja uma atividade factível com os recursos de que vocês dispõem na escola. Para planejar esta atividade, podem e devem valer-se de todos os recursos a que têm acesso como, por exemplo:
- usar e adaptar atividades que já tinham experimentado antes e que, com o uso da tecnologia, possam ser melhoradas;
- pedir a colegas sugestões de atividades que possam ser úteis a outros grupos;
- pesquisar no Portal do Professor por atividades já desenvolvidas e experimentadas por outros;
- pesquisar, na internet, atividades desenvolvidas em outras escolas.
3. Descrever a atividade com tanto detalhe quanto possível, colocar em um texto no BrOffice.org Write ou Microsoft Office Word e publicar na área troca Biblioteca: Tema/Atividade 2- Subtema/“Planejando atividade com Hipertexto” – para que seja acessível a seus colegas.
4. Em seguida, cada grupo analisa o trabalho de outra dupla, para, não só fazer sugestões que possam melhorar ou ampliar a atividade planejada, como também para ter mais elementos e idéias que ampliem a sua.
Você e seu(s) colega(s) de grupo podem e devem conversar sobre a atividade, mas não deixem de fazer comentários por escrito no texto que forem analisar. Contribuições por escrito ajudam a quem vai aperfeiçoar seu trabalho por, pelo menos, dois motivos: (1) comentários orais podem ser esquecidos e (2) quando escrevemos somos mais objetivos deixando, em geral, menor margem à dúvida do tipo “não era isso que eu queria dizer”.
5. De posse dos comentários dos colegas, cada grupo deve dar uma forma final ao que planejou.
6. O trabalho de seu grupo será levado para o encontro presencial para ser discutido por todos.

Execução da atividade planejada (Atividade 3)
Esta é uma atividade para os alunos, mas é também uma atividade de estudo para vocês, professores. Portanto, é importante acompanhá-la de forma cuidadosa para que possam, todos, aprender com ela tudo o que ela tem para ensinar, tanto a professores como a alunos. Sugiro que ela seja realizada com todo o grupo de professores que a planejou em sala de aula. Se quiserem e puderem ter ainda outros colegas em sala
acompanhando para contribuir com suas observações, melhor ainda. O professor da turma conduz a atividade enquanto o outro professor da dupla (ou os outros professores do trio) deve estar em sala como observador, anotando como a atividade se desenvolve, como é recebida pelos alunos, como é conduzida
pelo colega, como os equipamentos se comportam (equipamentos mal comportados são um problema porque, em vez de ficarem eles de castigo, deixam a nós de castigo). Por vezes eles funcionam mal mesmo, em outras o mau comportamento deles é só uma questão de comunicação, de sabermos dar as ordens corretas, apertar os botões necessários e na ordem em que eles entendem.
Reflita
Como é com os alunos? Você os põe de castigo quando não fazem o que você deseja? Quando será que é possível entender “alunos que não funcionam como previsto” como um problema de comunicação?
Só uma provocação, para pensar um pouco.
Saiba mais
Cuidado do professor observador: ele é um observador ativo, que precisa ver e compreender, tanto quanto possível, o que ocorre com toda a turma e com cada aluno. Espera-se, portanto, que caminhe pela sala para observar de perto como participa da atividade cada um dos grupos de alunos, que dificuldades apresentam, que descobertas fazem etc. Eu prefiro fazer isso com uma prancheta na mão e andando pela sala. Cada um de vocês vai encontrar a forma mais adequada para si.
Outra sugestão que pode ajudar é ter na mão uma folha de papel com os nomes dos alunos (organizados em suas duplas ou trios), com espaço ao lado para poder anotar com agilidade algum processo ou intervenção digno de nota de uma dupla ou de um aluno. Tenha também algumas folhas em branco. Eu, quando faço isso, costumo precisar de muito papel, são muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo em sala.

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